quinta-feira, 5 de maio de 2011

Estudar… oportunidades

Estudar exige paciência e força de vontade. Paciência porque o aprendizado é um processo de longo prazo, envolve leitura, revisão constante, exercícios de fixação, etc. Não é um processo instantâneo, envolve entendimento e reflexão sobre o que se estuda. Por isso, tem que ter muita força de vontade, para perseverar frente aos desafios que se apresentarão nesse caminho.

Além disso, estudo envolve também disciplina e domínio de técnicas para que o aprendizado ocorra com o máximo de eficiência e no mínimo tempo. Nesse espaço, Dicas de estudo, tentaremos ajudar  a estudar com disciplina e passando algumas técnicas para otimizar o estudo. Vamos para algumas dicas preliminares enquanto não sai um post específico.

No caso dos concursos públicos, a primeira dica é não esperar o edital para estudar. Não é fácil achar motivação para começar a estudar já. Mas, pegar ritmo de estudo é fundamental para quando sair o edital o estudo não ser um sacrifício.

Planejar o estudo não é fácil, mas uma segunda dica é determinar um tempo para estudar. O mais importante é ter disciplina para cumprir horário determinado. No começo reserve pouco tempo e vá aumentado o tempo progressivamente, na primeira semana reserve 1 ou 2 horas e vá aumentando de semana a semana, na segunda semana aumente meia hora assim sucessivamente. Até ficar satisfeito com a qualidade e o seu tempo de estudo.

Como o aprendizado é um processo cumulativo, quanto mais tempo estudando mais se acumulará. Com o ritmo de estudo, fazer um plano de estudo para concursos públicos, e concentrar o seu estudo nesse plano fica mais fácil, e a aprovação mais visível no horizonte.

Observe que mesmo depois da aprovação no concurso sonhado, é importante continuar estudando mesmo para se manter atualizado.

Para motivar um pouco mais, saliento que  o estudo abre oportunidades. Possibilidades de prestar vestibular para começar uma graduação superior, até mesmo fazer uma pós-graduação, começar a escrever e publicar artigos, difundir o seu conhecimento, etc. Com estudo, abre-se um leque de possibilidades e de realização profissional e intelectual, o importante é não ficar parado.

Só restará agora aproveitar as oportunidades…

Vamos Estudar!!!

Quem fica parado é poste!!!

Bons Estudos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!