segunda-feira, 13 de junho de 2011

123 anos de Fernando Pessoa

Se estivesse vivo, Fernando António Nogueira Pessoa (Fernando Pessoa) completaria 123 anos de idade hoje (13/06/2011). Pessoa foi um dos principais poetas da língua portuguesa.

Nascido em Lisboa, foi criado em Durban, na África do Sul, onde viveu dos 6 até os 17 anos. Aprendeu inglês, a partir da qual traduzir poemas para o português. A partir do qual criava sua grande produção literária em inglês, português e em francês.

Pessoa faleceu em Lisboa em 30 de novembro de 1935 aos 47 anos, de cirrose hepática. Comemoração feita pelo Google no dia de hoje em sua página de busca no Brasil.

Trata-se da comemoração da arte de escrever. Fernando Pessoal tem uma mensagem sobre esse ofício:

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.

Escrever, ser feliz. Deixo aqui um poema de Fernando Pessoa, interpretado por Jorge Aparecido Tavares que irá dar a ideia do que é ser feliz na visão do poeta:

 

Vamos lutar pela nossa felicidade!!!

Desejo a todos um excelente dia…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!