sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Planejando o estudo para 2012: novo quadro de horário

DSC00814

Estudo requer organização e controle do conteúdo que vai se estudar. No começo de 2011 fiz um quadro de estudo para ajudar na organização dos meus estudos e publiquei aqui no blog para que todos podessem usufruir do que eu havia criado para mim. Vejam a matéria:

Organizando o tempo de estudo

Entretanto, verifiquei que precisava de algumas coisas para melhorar o quadro de horário. Muito mais do que determinar a matéria que se vai estudar, é necessário estipular com antecedência o conteúdo que se vai estudar. O objetivo disso é não não perder tempo pensando e procurando o que se vai estudar durante a semana, em horário que deveria ser dedicado ao estudo e não para questões administrativas do estudo. 

Isso porque já me vi na situação de começar a estudar alguma coisa, não gostar e resolver mudar no meio do estudo da matéria. O que gera uma perda preciosa do tempo  de estudo, e como tempo não é pra ser jogado fora, mas sim para ser aproveitado, o quadro antigo de horário de estudo ficou ultrapassado pra mim, pois queria detalhar o conteúdo que seria estudado e não tinha espaço no quadro antigo.

Tempo não se acha: se cria

A fim de criar e aproveitar ao máximo o tempo de estudo modifiquei o quadro de horário de estudo e fiz um quadro diário, a fim de ter espaço para especificar o conteúdo de estudo. Por exemplo, ao invés de escrever no quadro que vou estudar “Direito Penal,” agora escrevo “Direito Penal: Crimes contra a Administração Pública – Peculato”.

Veja que especifico bem para não haver dúvida do conteúdo que vou estudar em determinado horário da semana, e para que dê tempo de ver o conteúdo no horário. E quando vou organizar as matérias, já separo o material para não perder tempo no dia do estudo.

Percebe-se com isso que trata-se até de uma forma de se conhecer melhor, até porque tem que ter uma noção do tempo que você demora para estudar um conteúdo. Se faltar tempo, fica pra próxima, até porque na próxima terá que ser feita uma revisão para dar continuidade ao estudo, e assim, vai sedimentando o conteúdo na cachola. Mas se sobrar tempo, faça uma revisão, procure jurisprudência na internet e leia sobre o conteúdo estudado, o importante é fixar e sedimentar.

O quadro de horário de 2012 aprimorou o de 2011. Assim, é diário e dividido por dias da semana. Baixem o quadro no link abaixo:

Quadro de Estudo diário – 2012.pdf

 

Quadro de horário de Estudo diário – 2012.doc

Disponibilizo o quadro em PDF para imprimir e preencher com caneta ou lápis, e em doc para poder editar mais facilmente para atender a realidade de cada um, podendo inclusive preencher com o computador.

Vejam que coloquei espaço para colocar a semana de estudo com o dia da semana, dia, mês e ano. Trata-se de uma maneira de medir o seu rendimento, para não haver a falsa noção de que se estuda o dia inteiro. Inclusive, se possível cronometre o seu tempo de estudo.

Não fique enrolando indo ao banheiro, vasculhando a internet  ou no computador. Recomendo inclusive que o computador fique longe ou desligado quando estiver estudando, para não ter a tentação de ficar no MSN, procurar notícias. Isso deve ser feito no tempo livre e de lazer. Quando for estudar, tenha o material já separado.

Boa Preparação em 2012!!!!

Discipline-se!!!

Vença!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!