segunda-feira, 15 de abril de 2013

Começando do começo: planejamento de estudo

DSC00870

Vamos começar, primeiro acredito que é determinar o que se deseja. No meu caso, estou estruturando o meu estudo para o curto prazo, sob a pressão da prova que será dia 19/05, daqui a um mês praticamente será a prova do MPU. Então vou usar as matérias inicialmente do MPU para planejar o meu estudo, quando eu mudar o foco para os TRT’s ou para os TRF’s postarei outro artigo aqui no blog.

Então vamos começar, eu tenho que estruturar as matérias de maneira que alterne o tipo de conhecimento, para não ficar monótono o estudo. Para analista do MPU temos as seguintes matérias para estudar:

  1. Português
  2. Informática
  3. Legislação Aplicada ao MPU e ao CNMP – tema da redação
  4. Direito Constitucional
  5. Direito Administrativo
  6. Direito do Trabalho
  7. Direito Civil
  8. Direito Processual Civil
  9. Direito Penal
  10.   Direito Processual Penal
  11.   Direito Penal Militar
  12.   Direito Processual Penal Militar

São 12 matérias para ser estudadas. Pensei em estudar por dia 4 matérias distintas por dia, sempre começando com Legislação Aplicada ao MPU e ao CNMP por ser a matéria mais importante do concurso, já que será cobrada na redação. Nessa primeira semana, a tarde estudarei normalmente as matérias, mas a tarde não é boa para eu estudar, fico com sono, então reservarei depois de ter lido um pouco esta semana para revisões e para resolução de questões.

Primeiro, então vamos resolver a ordem de estudo das matérias, arrumar o ciclo, para que não haja prejuízo em um situação que não dê para estudar em algum período, no meu caso, a tarde, quando eu voltar a trabalhar por exemplo, já que no momento estou de férias. Vamos lá! Veja a abaixo como ficou:

Ciclo de Estudo

Perceba que não coloque direito constitucional junto com direito administrativo, nem direito processual civil, processual penal e processual penal militar e nem direito penal seguido com direito penal militar, e nem direito civil e direito do trabalho juntos, diversifiquei e espalhei as matérias que o cérebro possa considerar do mesmo tipo. Vamos malhar diferentes partes do cérebro pra ele não ficar fadigado.

Agora basta criar uma tabela para colocar os horários do dia que serão disponíveis para estudo. E cumprir esses horários. Acho interessante a tabela ser semanal. Coloca-se o que vai estudar a lápis (a matéria genérica e depois cola-se a caneta o que se estudou e o que precisa ser estudado na próxima vez que for estudar a matéria. Perceba que coloquei no período da tarde revisões das matérias estudadas no dia anterior e no domingo coloquei questões e revisões e o resto do domingo de descanso, até para simular um pouco o dia da prova.

Observe que as revisões de conteúdo podem ser feitas com questões, o que potencializa bastante a absorção da matéria. Ressalto que a minha tabela, não está preenchida, mas segunda que vem trago a que eu preenchi essa semana e a da semana seguinte para vocês compararem e verem como anda o meu estudo.

Compartilho com vocês a minha tabela e o meu ciclo, para isso, acesse o link do gooogle docs: https://docs.google.com/file/d/0B0yVsXkvW7BSNk5TV1FWd3pyaTg/edit?usp=sharing. Para editar à sua realidade, basta baixar no seu computador. Se tiver algum problema, deixe um comentário lá embaixo.

Espero que seja útil.

Bons Estudos!!! E vamos ao cumprimento do compromisso estudantil.

Perseverança!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!