sábado, 9 de julho de 2011

Feriado no Estado de São Paulo: 9 de julho - Dia da Revolução Constitucionalista

Hoje é feriado no estado de São Paulo. Todos os anos, no 9 de julho, nós, paulistas, aproveitamos esse dia de folga. Muitos nem sabem o  por quê desse feriado. Vamos tentar explicar para aqueles que fugiram das aulas de história.

Vamos começar pelos antecedente da revolução de 1932, com outra revolução, a de 1930. Com a revolução de 1930, o paulista Júlio Prestes havia vencido as eleições, perde para Getúlio Vargas a Presidência do Brasil, instaurando o governo provisório. A posse de Getúlio teve mais cara de golpe do que de revolução, pois instaurou o primeiro regime de ditadura no Brasil. Todos os políticos que apoiavam Júlio Prestes e o próprio foram exilados na Europa, os jornais que o apoiavam foram empastelados (destruídos).

O Estado do Café (São Paulo) que se revezava na escolha do governante do país com o Estado do Leite (Minas Gerais) viu sua política quebrada. Em 1932 o levante  refletiu essa insatisfação dos políticos paulistas, principalmente os dirigentes do PRP (Partido Republicano Paulistas).

Getúlio Vargas e o governo provisório reflete a situação de pluralidade política no país da época. Realidade para além das oligarquia agropecuárias, reflete a existência de uma classe militar e urbana fortes.

O governo provisório visava ao fortalecimento do Estado e a centralização, visto a insatisfação com a crise devido aos problemas do próprio Brasil e do Crash da Bolsa de New York de 1929. Getúlio recebeu o apoio dos militares e dos trabalhadores urbanos com seu discurso nacionalista e com o início de uma legislação trabalhista.

A nomeação de um interventor no estado de São Paulo desencadeou propaganda contra o governo federal com lemas: "São Paulo conquistado!", "São Paulo dominado por gente estranha!", "Tudo pela Constituição!". Pelas dificuldades de administrar o estado, o interventor pediu demissão. Mas o descontentamento prosseguiu, e em 23 de maio de 1932 um grupo de populares tentou invadir a sede do partido favorável a Getúlio Vargas, na praça da República, o resultado foram 04 vítimas fatais. (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), assassinados por partidários da ditadura, desse fato originou-se a sigla do Movimento Revolucionário MMDC (MM de Martins e Miragaia, D de Dráusio e C de Camargo).

Iniciou-se em São Paulo uma intensa campanha de alistamento voluntário. Na Faculdade de Direito do Largo São Francisco formou-se o Batalhão Universitário. Ao mesmo tempo a FIESP comandou um esforço de guerra, a partir do qual muitas fábricas passaram a produzir material bélico ou de campanha, criando inclusive uma Milícia Industrial. As rádios paulistas são utilizadas como instrumentos de propaganda. O locutor César Ladeira da Rádio Record, ficou conhecido como " a voz da Revolução" Observe que São Paulo teve o alistamento voluntário de cerca de 200 mil pessoas, no entanto só tinha armas para 30 mil.

Para ajudar na aquisição de armas, em 14 de julho o governador Pedro de Toledo decreta a criação de um bônus de guerra que desempenhe as funções de moeda. Para lastreá-lo foi lançada a campanha " Doe ouro para o bem de São Paulo" centralizada pela associação comercial em conjunto com os bancos. Para que as pessoas, doassem ouro para o estado de São Paulo para financiar a guerra.

A Revolução teve incialmente apoio de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Mas o apoio de Minas Gerais e Rio Grande do Sul foram por  água abaixo com a prisão dos líderes gaúcho e mineiros que apoiavam o levante paulista. Só mantendo o apoio do Mato Grosso.

A revolução armada iniciou em 9 de julho de 1932, sob a reivindicação da constitucionalização, visando tirar Getúlio do poder. Observe que já havia nessa época um governante paulista e civil para o estado, assim, a constitucionalização era a única reivindicação. 

Os esforços permitiram que São Paulo resistisse por um período considerado longo. Sendo considerada o maior conflito militar do Brasil no século XX. Mas a capitulação ocorreu em 1º de outubro de 1932. O conflito envolveu, durante três meses, 135 mil brasileiros, dos quais cerca de 40 mil paulistas, a grande maioria voluntários civis Os dados oficiais estimam que 630 paulistas e cerca de 200 homens das tropas federais morreram. Em 2 de outubro, sem armas e munições, e sem o apoio de outros Estados, São Paulo foi obrigado a se render. A liderança do movimento se exilou em outros países e computou 634 mortos, o governo, vencedor, nunca informou o número de baixas.

Derrota militar porém vitória política. Getúlio Vargas percebeu que seria difícil governar sem as oligarquias paulistas. Por isso, ocorre a formação da comissão de constitucionalização, organização das eleições para a formação da Assembleia Constituinte. No entanto, a legislação eleitoral havia sido elaborada em fevereiro de 1932 por um decreto de Vargas. Assim, criou-se uma Assembleia Constituinte formada predominantemente varguistas. Mas que culminou com a promulgação da Constituição de 1934. Vitória política que levou a re-democratização do Brasil.

Obelisco do IbirapueraMuitos monumentos criados no Estado de São Paulo lembram essa revolução, o mais famoso é o Obelisco do Ibirapuera, também conhecido como Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32. A simbologia da revolução no obelisco encontra-se em sua construção: São nove os degraus na entrada e, internamente, existem três grupos de três arcos, formando nove no total. O comprimento da base do obelisco tem nove metros, o do topo possui sete metros, e a largura da cripta é de 32 metros, ou seja, a data da revolução: 09/07/1932. A simbologia também está presente no desenho do gramado ao redor do Monumento, que possui área de 1.932 metros.

Vejam o vídeo com ó programa da história da Revolução e 1932:

Bom Feriado para os Paulistas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!