sábado, 7 de maio de 2011

Organizando o tempo de estudo

SAM_0066

Antes de começar a estudar é preciso se organizar.

Estudar sem eira nem beira é sinônimo de estresse. Sem controle do que estudou e do que precisa estudar, ficará preocupando-se que precisa estudar e não terá momentos de descanso. Trata-se de questão psicológica, e o psicológico é fundamental para rendimento nos estudos, melhor um boa qualidade de estudo em pouco tempo do que várias horas com péssima qualidade de estudo.

Considere ainda que estudar sem organização gerará vícios, pois só estudará o que deseja, as matérias que tem mais afinidade. Negligenciando matérias que são fundamentais para a aprovação no concurso público.

Se quer aprovação, organize o seu estudo. Seja disciplinado. E terá momentos de descanso e momentos de estudo. Melhor qualidade de vida e conseguirá realizar os seus sonhos. Então, vamos nos organizar para estudar!!!

1º) Estipulando o tempo de estudo

O primeiro passo é estipular o tempo que se tem para estudar. Acredito que muitas pessoas são muito ocupadas, tem filhos, trabalham 8 horas por dia, tem uma rotina de obrigações. Entretanto, a cada momento temos que definir prioridades.

Acho que todos que estão aqui almejam um cargo público não por romantismo de ser um servidor público, mas principalmente pelo salário, pela estabilidade e pela aposentadoria. Não quero dizer que não devemos ser bons funcionários quando chegarmos lá, mas antes de chegar, temos que ter bem claro porque queremos ser servidores públicos.

Você quer mesmo ser servidor Público? Então, encontre tempo para estudar!!! 

Observe que no começo pode ser pouco tempo, 1 ou 2 horas. Para aumentar progressivamente, e pegar ritmo de estudo.

2º) Ciclos de Estudo

Estipulado o tempo de estudo, devemos nos dedicar plenamente nesse horário ao estudo. 

Para termos essa dedicação, e para termos resultados, acho importante fazer um cronograma de estudo semanal, quinzenal ou mensal. Eu prefiro os cronogramas semanais, pois propiciam uma adaptação melhor a minha realidade, podendo ser seguido toda semana, ou modificado o que for preciso em alguma semana específica. Mas fica a critério de cada um.

Antes de fazer um quadro com as matérias que se vai estudar na semana, acho importante ter em mente as matérias que são cobradas no concurso. Em pré-edital geralmente escolhe-se as matéria básicas como Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Informática. Mas aconselha-se também a pegar editais anteriores para ter uma ideia do que estudar, mas tenha em mente que o próximo edital do concurso pode mudar tudo.

Isso aconteceu comigo quando eu estudava pra Técnico do MPU que teve concurso o ano passado (2010) quando saiu o edital com matéria de arquivologia, administração etc., desisti do concurso de técnico e só prestei para Analista Judiciário que tinha mais a matéria de Direito, minha área de estudo. De qualquer forma, Constitucional, Direito Administrativo e Português sempre estarão no edital, como estava pra Técnico do MPU. Assim, é importante estar com o conhecimento sedimentado nessas matérias básicas, pra só precisar fazer exercícios e revisar os pontos que for necessário e aí sim se tornar forte nas matérias que o edital especificar.

Para organizar de forma que sempre mantenha contado com a matéria, utilizo o sistema de ciclos. A importância de sempre 

Tendo as matérias que vamos estudar, vamos ao ciclo de estudo. O ciclo tem o objetivo de manter a pessoa sempre em contato com a matéria que ele vai estudar. Manter contato com as matérias serve para não deixar ela esfriar e entrar na zona do esquecimento.

O ciclo estipulará a ordem das matérias que se vai estudar.

Por exemplo, vou estudar as matérias básicas Português, Constitucional e Administrativo; preciso saber quanto tempo vou estudar cada matéria, eu gosto de estudar 01 hora cada matéria, pois pra mim depois de 01 hora fico cansado e acabo não rendendo, mas vai a critério de cada um. Estipulado 01 hora de cada matéria, temos que verificar a matéria que temos mais dificuldade; no meu caso tenho um pouco de dificuldade em gramática, assim insiro no ciclo mais matérias de Português.

Antes de montar o ciclo é importante observar que não se aconselha estudar duas matérias seguidas da mesma linguagem e do mesmo raciocínio, como estudar Constitucional e em seguida Administrativo, pois o cérebro vai se cansar.

Com tudo isso em mente, vamos montar o ciclo tentando alternar matérias com linguagens e raciocínios diferentes. O ciclo é a ordem da matéria, a ordem que vamos seguir na semana. No exemplo, poderia ficar: Português, Constitucional, Português e Administrativo. A dinâmica desse ciclo formado agora, é estudar a matéria na ordem, primeiro Português, depois Constitucional, Português e Administrativo; terminado o ciclo recomeça ele na ordem Português, Constitucional, Português e Administrativo e assim continuamente. Claro que não precisa ficar bitolado num ciclo único pra sempre, mas adequando a cada período de estudo,  antes ou depois do edital, bem como,  intensificar uma matéria que tenha mais dificuldade, colocando no ciclo mais vezes da matéria.

Não caia na tentação de pular a matéria para estudar a matéria que mais gosta, pois a matéria que você não gosta cairá na prova tanto quanto a matéria que você gosta. O objetivo e rever sempre, para sedimentar através da repetição.

3º) Organizando o horário de estudo

Agora está na hora de juntar o ciclo na sua grade de horários. Mantenha a ordem em que você verá a matéria e disponha sobre o horário que você dispõe pra estudar. No quadro, coloque, por exemplo, Direito Administrativo especificando o assunto e o horário que vai estudar. Assim, terá controle do que foi estudado e do que falta estudar, podendo detalhar mais o que vai ser estudado se o assunto for muito extenso, dividindo a matéria na semana ou em uma quinzena, ou no mês.

O meu quadro-horário de estudo é semanal, vai de segunda a domingo, deixando o domingo para descansar e fazer balanço do que foi estudado  e preparar o horário da semana seguinte e separando o respectivo material para estudo. Tudo organizado fica mais fácil estudar e não perder tempo arrumando na hora o material. Aumentando a hora efetivamente estudada.

O quadro que eu utilizo para arrumar os meus estudos:

viewer (1) 

Se se interessou pelo quadro, baixe-o no seu computador em PDF ou Word.

Resumindo, estipule o tempo de cada matéria, faça o ciclo atrás do quadro de horário que disponibilizei acima e arrume o assunto e o horário do dia que você vai estudar esse assunto, tudo de acordo com o seu tempo disponível. Não esqueça que ter tempo é questão de prioridade.

Considerem que tudo isso que eu passei para vocês eu não aprendi sozinho, depois de muita procura de como estudar, vários blogs pesquisados, vários artigos lidos, essa técnica de estudo com estratégia vem funcionando para mim. Espero que ajude vocês a ter a aprovação nos concursos. Vou indicar alguns artigos que li ultimamente para otimizar os estudos, espero que também seja útil para vocês. 

Como Estudar para Concursos parte 1

Como Estudar para Concursos parte 2

Passei num concurso dos sonhos estudando sozinho

Domingo é o dia pra arrumar o Estudo!!!

Vamos lá!!!

Bons Estudos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!