quarta-feira, 13 de julho de 2011

13 de julho - Dia Mundial do Rock

Em todo o dia 13 de julho, desde 1985 comemora-se o Dia do Rock. Esse dia ficou determinado depois do Live Aid, festival pelo fim da fome na Etiópia, que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra), que trouxe nomes como Black Sabbath, Status Quo, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen,  Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who, Phil Collins entre muitos outros. O festival arrecadou 60 milhões de dólares que foram doados em prol dos famintos na África.

Origens…

O Rock surgiu nos EUA na década de 1950. Uma música inovadora e diferente de tudo o que já tinha sido feito, unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. A característica principal era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante caiu rapidamente no gosto popular.  Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

Surgiu como um movimento de contracultura, já que suas primeiras manifestações eram contrárias aos valores até então veiculados.

Há muita discussão sobre qual seria considerada a primeira gravação Rock. Sendo que a revista Rolling Stone de 2004 argumentou que"That's All Right (Mama)", de 1954, o primeiro single de Elvis Presley (com Scotty Moore na guitarra e Bill Black no baixo) para a Sun Records em Memphis foi o primeiro registro de rock and roll na história e a criação do som "rockabilly" característico da Sun Records. Elvis é considerado o artista mais importante dos primeiros anos do rock n' roll, "pois só um símbolo sexual, devidamente municiado pelos melhores autores e 'cantando se suando como um negro' poderia transformar aquele modismo numa verdadeira revolução" (CHACON, 1985).

Em 1955, "Rock Around the Clock" de Bill Haley se tornou a primeira canção de Rock and Roll a chegar ao topo da parada de vendas e execuções da revista Billboard e abriu caminho mundialmente para esta nova onda da cultura popular.

Nota-se que a vida atribulada e banhada a drogas e álcool já marcava os artistas de rock desde os primórdios do gênero.


Rebeldia e Transgressão

Na década de 1960' o maior símbolo do rock foi Elvis Presley, até pelo menos 1963. Em 1962 os britânicos invadem o mundo do rock. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e dos Estados Unidos com a música "Love me do". Os Beatles ganham o mundo. Outro grupo inglês começa a fazer sucesso: The Rolling Stones.

Essa década ficou conhecida com os "Anos Rebeldes", graças aos movimentos pacifistas, manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock passa a ter um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

Na década de 1960' fizeram sucesso: The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.


O rock nos anos 70

Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Por volta de 1970, várias celebridades do rock - Janis Joplin, Jim Morrison e Jimi Hendrix - morreram por excesso de drogas.

Nesse período, surge  uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Surge também o punk rock, uma resposta a estagnação do gênero e um protesto político niilista, surgiu na Grã-Bretanha por bandas como Sex Pistol e The Clash.

Por outro lado, surge também uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.

Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.


Anos 80

O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.

Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores. Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político.

No final dos anos 80, várias bandas, inclusive Nirvana, Pearl Jam e Mudhoney, continuaram seguindo a linha do punk rock, utilizando temas políticos e celebrando a própria falta de virtuosidade técnica


Última década do século

A década de 1990' foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.

Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.

O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.


Começo do século XXI
No final do século XX, o pop predominou as paradas, o rock parecia ter perdido a força. Até que em New York surge 5 garotos jovens, junkies e sujos com 3 músicas chamado The Modern Age. Essa banda chamada The Stronkes cria algo consistente que não depende de um único sucesso, mas valoriza todas as músicas do álbum. Outras bandas surgem como Franz Ferdinand Band, Kaizer Chiefs, The Rakes, Bloc Party, Arctic Monkeys, mas sem depender da mídia empurras goela abaixo para o público gostar da música, trata-se do Indie Rock que surge.

Paralelamente o movimento emo explodiu entre 2003 e 2004. Movimento gerado a partir do poppy-punk, estilo de punk característico da década de 90 com grupos como Gree Day. Esse estilo caracteriza-se pelas músicas emotivas, e por atitudes politicamente corretas. Sendo renegado pelos punks puristas.


O Rock no Brasil

O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960.

Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.

Na década de 1970,  Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados.

Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz,  e Os Paralamas do Sucesso.

Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank, Pitty entre outros. No início do século XXI o Brasil se rende ao movimento emo, com Restart, Cine entro outros grupos.

Tentei fazer aqui um resumo da história do Rock. Espero que tenham gostado.

Vamos à luta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!