quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pro dia nascer feliz…

Acho que o blog tem a finalidade de facilitar os estudos dos concursandos, ajudar na medida do possível na difusão  predominantemente de informações dos últimos concursos e conteúdo jurídico, mas também de atualidade, informática, português e matemática. Resumindo, esse blog trata do ensino, da educação. Quem não sabe ler, nem escreve não acessa nem a internet.

Há alguns dias atrás trouxe aqui no blog o depoimento da Professora Amanda Gurgel. Ela vai falar da péssima qualidade da educação no estado do Rio Grande do Norte, pela desvalorização do professor e pela hipocrisia do alto escalão do legislativo e do executivo ao tratar da questão da educação, mascarando os verdadeiros problemas.

E também nos últimos dias os jornais e a televisão trouxeram a questão da qualidade do ensino das faculdade de Direito, após a divulgação do resultado do Exame de Ordem (OAB). No Estado de São Paulo somente as Universidades de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) aprovaram a maioria de seus alunos inscritos no último exame, na USP foi de 63,46% e na UNESP de 60,71%. As outras instituições do estado não tiveram nem 50% de aprovação, isso demonstra a baixa qualidade do ensino jurídico devido a proliferação desmedida de faculdades de Direito e a falta de garantia da qualidade dos seus cursos.

Esses fatos são exemplos de a quantas anda a educação básica, média e superior no Brasil. O grande problema no ensino básico e médio está nas escolas públicas, embora as privadas também tenham os seus problemas. Na educação superior o problema se inverte, o grande problema são as faculdades particulares, embora as públicas tenham problemas de falta de professor, de livros, de maior interesse na educação. Falta em todos os âmbitos educacionais um sistema de avaliação eficiente, e que garanta qualidade ao ensino.

Ainda falta no Brasil também a centelha que mudará o nosso país. Centelha por fazer uma educação de qualidade, falta o compromisso cultural com a educação. Falo cultural, pois nossa população e nossos dirigentes pensam que a educação só serve para arranjar um emprego melhor,  enquanto que o conhecimento deveria servir para dar qualidade de vida, para solucionar os problemas, para criar tecnologias que facilitem nossas vidas, além de criar uma população pensante, que saiba viver com as próprias pernas. A educação concede liberdade.

Por isso, trago aqui, o documentário que desmascara a shopping-escola, mostra o abismo entre escola da elite e a escola pública. Assistam "Pro dia nascer feliz":

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!