quarta-feira, 20 de abril de 2011

Escolhas…

No jogo de xadrez cada peça tem um movimento próprio determinado pelas regras. Assim, o rei por exemplo só pode mover uma casa por vez enquanto o cavalo se movimenta em L e o bispo só pode se movimentar em diagonal. Esses movimentos são determinadas pelo jogo, mas nota-se que para chegar a um mesmo ponto do tabuleiro, uma peça pode nunca atingi-lo ou demorar mais movimentos para chegar num mesmo ponto. Situação que nota-se nas vidas das pessoas.

As escolhas que fazemos  moldam nossas vidas. Entretanto, muitas vezes estamos limitados em nossas escolhas por diversos motivos, geralmente pela falta de dinheiro, pelo que vai pensar nossa família e sociedade, etc.

Somos como as peças do xadrez, na medida em que limitamos nossos movimentos e temos que respeitar o espaço das outras peças dentro do tabuleiro chamado VIDA.

Limitar os nossos movimentos por medo é a pior limitação que se pode fazer. Essa limitação cerceia determinados movimentos que poderíamos ter, o que nos impede de alcançar o ponto no tabuleiro, nossos sonhos.

Por isso, o auto conhecimento é tão importante, temos que saber nossas limitações internas e externas que influenciam em nossas escolhas. Para se autoconhecer e ser capazes de transcender essas limitações temos que conhecer todas as possibilidade possíveis, por meio de muita leitura, ouvir muito a opinião do outro, ser observador da vida. Assim, mudamos e somos capazes de reavaliar decisões tomadas para remediar o presente e tomar outro caminho no futuro.

Mas que as mudanças de rota venham acrescentar e não para anular a vivência do caminho até então percorrido. O passado também molda o nosso futuro.

Façamos o que queremos e temos vontade. Mas tenhamos responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências. Já que as suas escolhas podem ou não dar certo. O que importa é ter persistência e jogo de cintura para mudar o que for necessário e buscar sempre fazer escolhas melhores em nossas vidas.

Vamos ter coragem, pois o caminho é longo e o tempo é curto.

Bom Dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!