sábado, 7 de janeiro de 2012

Peculiaridades das provas da Fundação Carlos Chagas

Decorando a “letra da lei”.

FUNDACAO-CARLOS-CHAGAS_thumb5Recentemente foram publicados diversos editais tendo como banca a Fundação Carlos Chagas (FCC): INSS, TRE-SP, TRF 2ª região e TJ-RJ. Cada banca possui um estilo próprio e a FCC tende a privilegiar a decoreba. Agora é hora de se preparar para as provas dessa banca.

A vantagem da FCC é que como é legalista, copia e cola o dispositivo legal e os enunciados são curtos não inventa loucuras, assim sofre pouco com recursos. A dificuldade da prova vai depender do concurso, as questões literais privilegiam a memória, em detrimento da capacidade de raciocínio. Por isso, as notas de corte tendem a ser elevadas, qualquer distração pode acarretar a eliminação do candidato ou uma péssima classificação.

Em entrevista ao CorreioWeb, Paulo Estrella, Diretor Pedagógico na empresa Academia do Concurso Público, disse que a FCC costuma abranger nas provas praticamente todo o programa exigido no edital da seleção. "Ela distribui, na medida do possível, as questões por todos os itens do edital. Dessa forma, é necessário que o candidato estude todo o conteúdo, pois não há itens que não tenham chances de serem cobrados", alerta.

Outro ponto ressaltado pelo diretor é o de que a organizadora exige bastante memorização: "Historicamente, a FCC tem preferência por questões literais, ou seja, 'letras da lei'. Com isso, a avaliação favorece mais a boa memória do que a capacidade de raciocínio. Os enunciados de Direito, por exemplo, não são de grande complexidade, mas são pouco previsíveis e ultimamente vem cobrando jurisprudência e doutrina ainda de forma insipiente. A banca está em transformação e vem tentado reverter essa imagem de literalidade das questões". Assim, para os cargos de nível superior principalmente é bom manter uma doutrina e um pouco de jurisprudência até para prepara-se para as provas de outras bancas.

O ideal, segundo Estrella, é que ao se preparar, o concurseiro tenha uma visão geral das disciplinas cobradas no edital, mesmo que mais superficialmente. "O candidato pode trabalhar os conteúdos que demandam mais profundidade a partir das provas anteriores da banca. Este procedimento evita que ele perca tempo em matérias mais complexas, mas de baixa frequência em provas", afirma. Primordial resolver o máximo número de provas da banca até o dia do exame a fim de pegar o ritmo e estilo da FCC.

As avaliações objetivas da banca trazem questões de múltipla escolha, onde é apresentado um enunciado e cinco alternativas para que o candidato eleja qual é o item certo ou o errado. Para o professor, o fato de as provas exigirem basicamente memorização não isenta os concurseiros de ficarem atentos a detalhes que podem fazê-lo perder pontos no certame. "Deve-se tomar muito cuidado nas provas das disciplinas de Direito, pois a retirada de uma vírgula ou de um simples 'não' muda completamente o resultado. Muitas vezes fica difícil perceber essas pequenas mudanças de escrita - e isso exige muito da memória e, é claro, do bom senso do estudante", exemplifica o docente.

Repetição leva à perfeição

Antônio Geraldo é professor de Raciocínio Lógico em um curso preparatório de Brasília/DF e trabalha com exames de concursos públicos há onze anos. O docente acredita que se o candidato tem o hábito de conviver com as avaliações da organizadora constantemente, é capaz de alcançar aprovação nelas. "O exame da FCC é muito objetivo e muito repetitivo. Se um aluno pega um apanhado de provas da banca, fica muito difícil ele não gabaritar", ensina. "É um teste bem tradicional, em que o 'decoreba' é bem prestigiado, diferente do que acontece no Cespe/UnB", complementa. Para Geraldo, uma das características principais é a repetição de conceitos usados em concursos anteriores.

A assistente administrativa Eunice de Santana, 38 anos, tem experiência em avaliações da FCC. "A prova é muito boa e cobra basicamente a 'lei seca', a lei literal. Basta você decorá-la que consegue responder as questões", alega. A estudante também reitera a dica dada pelos professores Paulo Estrella e Antônio Geraldo. "Se você refizer as outros exames da banca, vai entender o que ela quer do candidato". "Para mim, a parte de Português é bem mais difícil do que a do Cespe/UnB. Você realmente tem que utilizar a interpretação e ter a gramática bem afiada e esse é um diferencial da prova. Também é preciso ter muito cuidado com os detalhes da avaliação de Informática. As outras matérias já são mais 'decorebas'", finaliza Eunice.

Quanto as questões de informática da FCC por experiência própria é uma situação a parte. Trata-se de uma das bancas que mais dificultam na parte de informática. Essa banca é mestre em encontrar funções e ferramentas escondidas que ninguém usa e cobrar na prova. Então fique esperto nessa matéria.

Dessa forma, pegue as questões da FCC divididas por disciplinas. Já há bastante provas anteriores de disciplinas diferentes da FCC disponíveis aqui no blog, digite FCC na busca e veja algumas provas.

Bons Estudos!!!
Excelente Fim de Semana!!!

Fontes:

G1: Planeje os estudos de acordo com a organizadora do concurso

G1: Conhecer estilo da prova de direito dá vantagem a candidato em concurso

CorreioWeb: Especial organizadoras: conheça as peculiaridades das provas da FCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!