terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Passei!!! Quando serei convocado?

2737_lista de aprovadosEstudar para concursos públicos não é fácil. Além da luta para passar e ser classificado em uma boa posição, tem a angústia para ser convocado. Isso porque o prazo para nomeação e posse normalmente não aparece no edital. Nos concursos do TRE-SP, TRF 2ª região e INSS aparecem as seguinte fórmula: O provimento dos cargos ficará a critério da Administração do (instituição) e obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação (…). Salvo raros casos, como o concurso para Procurador da República, em que diz: Os candidatos aprovados, na ordem de classificação, escolherão a lotação de sua preferência, na relação de vagas que, após o resultado do concurso, o Conselho Superior decidir que devam ser inicialmente providas (art. 194, § 1º, LC nº 75/93).

Percebe-se que nesse último as convocações começarão imediatamente após a publicação do resultado, não sabendo o número de vagas inicialmente que serão providas. Em regra, em concursos públicos não possuem previsão de convocação dos candidatos aprovados no número de vagas, o que pode se dar somente no final do prazo de validade do concurso. Os concursos públicos possuem prazo de validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período (CF, art. 37, III), nesse prazo que a convocação deve ser feita. Prazo que conta a partir da homologação do resultado do concurso, regra que consta nos editais.

O que resta ao candidato aprovado é aguardar, acompanhar. E se não for esse o único cargo ou órgão almejado, continuar estudando para outros certames. Deve-se manter os dados atualizados junto  à instituição em que foi aprovado, pois eles poderão entrar em contato com você quando for convocado. Mas também pode-se acompanhar também com o setor de recursos humanos da instituição, além de realizar a leitura do diário oficial correspondente, seja da União, do Estado ou do Município. Os sites das instituições costumam ter uma área específica para seus concursos, que vai sendo atualizada com as convocações já efetuadas. Em alguns casos, o site da organizadora também informa sobre as convocações. É possível acompanhar também as nomeações nos grupos de Facebook dos aprovados no respectivos concurso e em fóruns como do PCI, CorreioWeb, etc… Todos aprovados interessados na nomeação rápida.

O mais importante é ter estômago. Pois a espera pode ser árdua. Por isso, não pare de estudar, o melhor remédio é continuar batalhando por outras instituições e outros cargos que forem almejados por você. Não pare para aguardar sair a nomeação, serão noites em claro esperando sair diários oficiais.

Desejo a todos a melhor espera possível quando for sua vez…

Bons Estudos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!