terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher: fatos e homenagem.

 

Dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher.  A luta das mulheres por igualdade se estende desde o século XVIII. A partir da Revolução Francesa e Industrial, quando se exortou o direito à igualdade. Buscando-se a igualdade material e não apenas formal.

Em 1792, a escritora britânica Mary Wollstonecraft, em “A Reivindicação dos Direitos das Mulheres” já levantava a questão de como a mulher era tratada na sociedade. Escrevendo:

“Por que as mulheres são comparadas a anjos, senão somente para deixa-las abaixo das mulheres? Elas só são anjos quando são jovens e bonitas, consequentemente, não é pela virtude que adquirem esta homenagem”

Desde 1857, no mês de março, as mulheres protestavam por melhores condições de trabalho e direitos políticos. Foram conquistando avanços em diversos países da Europa. A data 08 de março ganhou força na Rússia, quando em 23 de fevereiro de 1917 pelo calendário Juliano, que coincidentemente caiu em 08 de março pelo calendário gregoriano, o czar russo Nicolau II deixou o governo, garantindo o direito ao voto das mulheres.

Em 1975, a ONU reconheceu o dia 08 de março como o Dia Internacional das Mulheres, desde então a data é comemorada oficialmente.

A Constituição Federal de 1988 é reflexo dessas lutas das mulheres, quando estabelece a igualdade entre homens e mulheres. A questão que se põe hoje é a luta pela igualdade de salários entre homens e mulheres, a maior participação da mulher na política brasileira, combate à violência doméstica contra as mulheres, etc..

O dia de hoje refere-se ao marco da luta feminina por igualdade de condições. Luta de grandes conquistas e de pequenas conquistas diárias por que passa cada mulher.

Mulheres, vocês são inspiração de coragem, ousadia, e determinação. Concurseiras que acompanham esse blog, tenham essa determinação geral em sua busca pelo cargo público nunca desistam, pois um dia vocês chegam lá.

Nós homens, devemos reverência a essas mulheres que nos iluminam o dia, com sua força de vontade, coragem e determinação. Sejamos espelhos dessa  força de vontade, coragem e determinação para confraternizar nessa igualdade entre os sexos.

Parabéns a todas as mulheres!!!

Bom Dia a todos!!!

Boa Preparação para os Consursos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!