quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ansiedade…

Em cada concurso público que vamos prestar passaremos pela ansiedade. Esta que atormenta todos os concurseiros alguns dias antes da realização da prova, que atormenta os dias posteriores da prova na gana de conseguir o gabarito das questões da prova, e que assola depois de um tempo para aguardar o resultado. Tanto que algumas pessoas ficam acordadas até madrugada para serem as primeiras a verificarem o gabarito ou o resultado que sai no diário oficial.

Essa sensação, por vezes insuportável, é comandada pela própria mente da pessoa. Sendo que a intensidade e a maneira com que lidamos com ela é determinada pela forma como o cérebro interpreta a situação.  Ocorrendo alterações corporais como coração batendo mais rápido, tremedeira, suor nas mãos, agitação motora, tensão muscular, aperto no tórax etc.

Notamos as situações de ansiedade e os sintomas, mas como se descreve a ansiedade? Trata-se de nervosismo, preocupação e medo em relação a perigos reais ou imaginários que podem acontecer no futuro conosco ou com quem gostamos. Perigos reais ocorrem em situação de perigo verdadeiro como em um assalto, ao atravessar em uma rua movimentada, etc. Já perigo imaginário são sentimentos de medo embora estejamos em situação segura, suposições da própria mente como de que alguém fique bravo consigo, que não dê tempo de fazer algo, etc.

A ansiedade nos ronda diariamente, o jeito é tentar controlá-la, através dos meios que dispomos. Particularmente, eu diminuo a ansiedade assistindo um filme, fazendo outra coisa, como estudar, tento distrair minha mente para não pensar na situação que está gerando ansiedade. Veja o que a Dra. Ana Beatriz Barbosa falou sobre medo e ansiedade no programa Sem Censura:

E você, como você lida com a ansiedade, deixe o seu comentário…

Vamos Enfrentar nossa ansiedade…

Bom Dia!!!

2 comentários:

  1. Excelente tema!!!!
    Posso dizer por experiência própria: realmente o medo e a ansiedade fazem adoecer!! CUIDADO!!!!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!