sexta-feira, 8 de abril de 2011

Empatia

Empatia é a capacidade para reconhecer ou compreender no outro, o seu estado de espírito ou suas emoções. A capacidade de colocar-se na situação do outro, de algum modo, a experiência das perspectivas ou emoções do outro em si próprio.

Talvez falte atualmente no mundo um pouco mais de empatia. Entender a vida que cada um leva, e porque vive assim. Não precisamos fazer psicologia, só precisamos nos sensibilizar e nos solidarizar.

Sobra individualismo, mas quando fala-se em solidariedade, faz-se apenas o mínimo. O problema é que o mínimo muitas vezes parece muito, já que há pessoas que pelo seu egoísmo abusam das poucas que se solidarizam com o próximo. 

Uma sociedade melhor e desenvolvida se constroem a partir do momento que todos crescem juntos e não deixam os outros para trás. Como foi feito nas década de 1970’ no Brasil, quando os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram mais a margem da sociedade, agravando a desigualdade social e a tensão social.

Pensei em fazer esse post, devido ao assassinato na escola do Rio de Janeiro. Pois agora é momento de reflexão e de inclusão. O ataque a escola do Rio de Janeiro evidencia a situação de violência nas escolas, a falta de respeito mútuo entre professores e alunos. Trata-se da falta de empatia, de solidariedade com o próximo.

Está na hora de nos unirmos e criarmos uma sociedade pacífica. Não por passeatas, mas por ações do dia-a-dia que mostre que nos importamos pelo bem estar dos que nos rodeiam.

Quanto a empatia nos concursos públicos. Este blog é um exemplo disso,  pois passo o meu conhecimento para todos sem medo da concorrência. Cada um terá a sua vez, além disso, compartilhar e ajudar o próximo contribuem  para o aumento do  meu próprio conhecimento.

Vamos transmitir conhecimento!!!

Bom Dia!!!

PS: Esse é justamente o post 200 do blog \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!