domingo, 17 de março de 2013

Manter a chama acesa…

image
Já faz praticamente um ano que comecei a trabalhar no serviço público. Chorei, amargurei derrotas para chegar aonde estou. O caminho acredito que geralmente nunca é fácil, passasse por diversas angústias até se alcançar o primeiro cargo público. Mesmo aqueles que passam de primeira, sofreram na preparação, nas abdicações que todos fazem para alcançar o sonho.

Mas depois que se alcança certa estabilidade, uma razoável remuneração as coisas complicam na preparação, no estudo para outro cargo público. Primeiro é o tempo, que se torna um bem mais escasso. Outro fator, é o cansaço de quem trabalha, inerente a todo trabalhador, uns mais outros menos. Ter forças, manter a chama acesa é quase uma conquista.

Ter a chama acesa na mesma intencidade de quem precisa passar caso contrário terá que ser sustentado pelos pais, marido, esposas, ou pelas parcas economias que restam ainda é quase impossível. A chama do coração de certa forma se torna mais tênue, é a chama de quem ainda não alcançou o objetivo almejado. Isso não é racional, mas emocional, a força animal não precisa mais se manifestar, a sobrevivência está garantida, ums luxos também estão garantidos. Como manter a chama acessa para o estudo?
Não sei, ai depende da motivação de cada um. Muitos manterão a chama acesa até passar no próximo cargo almejado. Outros se conformarão, prestarão muitos concursos e ficarão pelo caminho. Não há demétiro nisso, mas apenas tempo, as circunstâncias e as escolhas de cada pessoa.

Ah, as escolhas. Estas e as circunstâncias do momento nos levam, levam a chama que outrora levávamos no coração, a força que tínhamos para o estudo. Deixam o tempo passar e aposentamos naquele cargo que seria o trampolim. De qualquer forma, enquanto minha chama estiver acesa estudarei para a magistratura.
Função que segundo muitos juízes, e pelas estatísticas nos concursos, mostra-se cada vez mais desinteressante para quem presta concurso. Não porque o cargo não pague razoavelmente bem, mas por causa do ônus que judicatura carrega. Ônus que se pode comparar com a a função de padre na Igreja Católica, por ter que manter  mais rigidamente uma postura íntegra perante a sociedade, a imparcialidade, a dignidade da função, sob pena de descrença social na instituição. Enqunato isso, outras funções públicas tem benefícios tão ou melhores que os da magistratura, sem tamanhos ônus.

Não posso prever o futuro, não sei se aumentarão ou diminuirão os benefícios. Nem sei por quando tempo a minha  vocação e o desejo de fazer a diferença me manterão com a chama do meu coração aceso, mas sei que hoje, tenho vontade. E por hoje estudo para alcançar o meu sonho. E enquanto estudo o conheço parte do mundo e minha visão, meus desejos mudam. Que este sonho que tive hoje se concretize. Que a caminhada seja bonita.
Aos estudos!!!
Recomeçando mais uma vez.

2 comentários:

  1. é isso aew meu amigo, não pode parar de estudar mesmo. E como diz o professor Evandro Guedes: "No fim somos apenas nós e nossos sonhos."
    bons estudos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!