segunda-feira, 18 de abril de 2011

O poder do elogio…

Todos somos inseguros. Ninguém é 100% confiante em tudo o que vai fazer, os “confiantes” só sabem disfarçar melhor a sua insegurança.

Acredite, pais, professores, amigos, chefes, colegas de trabalho que nós reportamos os mais confiantes, os mais seguros de si, também tem medos, temores e inseguranças.  Os atores que interpretam o símbolo da confiança também sentem aquele frio na barriga nos primeiros minutos da peça mesmo que tenham encenado por milhares de vezes.

A insegurança é o problema principal do ser humano. Ela nunca desaparece por completo, mas há maneiras de reduzí-la.

No caso dos atores, a confiança vem na reação que eles esperam do público, da risada no momento certo, na salva de palmas, etc.

O outro, esse é o segredo da segurança. Adquirir segurança depende do que se chama de validação por parte de outras pessoas. Validação pode se resumir no elogio, na resposta  das outras pessoas pelo que fazemos. Quando fazemos algo errado desde crianças esperamos ser repreendido e quando fazemos algo de bom aguarda-se um elogio.

Ou seja, precisamos de alguém dizendo que somos bonitos ou bonitas, por mais que sejamos bonitos e bonitas. Apenas a auto-confiança não resolve o problema da insegurança, precisamos do outro. Notamos pela antiga frase: “Por traz de um grande homem existe uma grande mulher” e vice-versa. A companheira ou companheiro tornam nossa existência válida com singelos olhares, sorriso ou mesmo elogios a nós, isso confere confiança para continuarmos caminhando.

O elogio pelo que somos. A palavra de que estamos no caminho certo, que os frutos estão vindo pelo que fazemos é reconhecer o que somos. Esse reconhecimento confere a segurança e faz o medo se esvair pelo chão.

Mas quanto de nós faz elogios ao próximo diariamente? Muito poucos, pois estamos tão ocupados preocupados com nós mesmos que não nos preocupamos com o próximo. O elogio sincero e no momento certo tem o poder de transformar vidas.

Transformação, por que o elogio sincero nos faz ser valorizados pelo que realmente somos. E ainda confere confiança para que as pessoas sejam o que querem ser.

Por isso, pratique esse exercício, não tenha a insegurança de elogiar o próximo, elogie quando você gostar de alguma coisa que o outro fez.

Por isso, eu acredito que você pode ser o que quiser!!! Acredite nisso!!! Vamos Estudar!!!!

Semana maravilhosa para todos nós!!!!

Bom Dia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!