domingo, 10 de julho de 2011

Estudar com prazer

Estudar sempre foi importante. Trata-se de um processo de novas descobertas, no qual adquirimos novas visões e opiniões. Vivemos atualmente na era da comunicação e o conhecimento é importantíssimo para todas as áreas. Para quem quer entrar no setor público, a relação do estudo e do trabalho é mais direta, já que tem uma seleção de conhecimento para levar ao cargo.

Só que adquirir conhecimento não é um processo fácil. Inicialmente pode ser difícil, já que não há hábito de estudo e os resultados podem não ser aparentes nos primeiros dias e semanas. Por isso, a pessoa tem que persistir, adquirindo o hábito de estudo, procurando um ambiente agradável, material adequada. Tudo isso, para ter prazer em estudar, o prazer vem com os resultados que se alcança, com a formação de um círculo virtuoso de aquisição de conhecimento.

Com esse estudo prazeroso, a pessoa consegue apreender o conhecimento muito mais facilmente. Isso acontece, porque a aquisição do conhecimento envolve dois fatos, o primeiro é o entendimento e o segundo fatos é a memorização do conteúdo. Para que a pessoa realize isso de forma eficaz tem que estar estudando com prazer, pois assim, a pessoa dedicará seu tempo disponível de corpo e alma na compreensão do conteúdo, terá vontade e motivação para ficar debruçado sobre os livros para entender e memorizar.

Entretanto, passo aqui a descrever quem estuda com sacrifício. A pessoa que estuda dessa forma sempre arruma desculpas para não estudar, verifica o horário constantemente, verifica as páginas que faltam a cada página passada, distrai-se com qualquer coisa. Mas quando chegar o tempo de lazer e descanso, se sentirá culpado por não ter estudado ou por não ter entendido ou guardado o que estudou com sacrifício.

O estudo com prazer gera como dito um círculo virtuoso. Já que a pessoa motivada para os estudos irá adquirir mais facilmente resultados, com isso, a pessoa mantém motivada para continuar estudando. Criando um vício no estudo, aumentando progressivamente ainda mais o seu conhecimento. 

Reserve o seu tempo de estudo, para saber algumas dicas de como arrumar o seu tempo de estudo, leia "Organizando o tempo de estudo". Determinado o seu tempo, estude com prazer, com vontade. Não se esqueça que o estudo que lhe garantirá um salário capaz de garantir uma vida digna, viagens, carros, casas… aí o céu é o limite.

o-sucesso-e-uma-jornada-e-nao-um-o-destino-8b2b3

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Depois de mais de ano, sou o primeiro a comentar. Por aí dá pra ver a preocupação do brasileiro em querer melhorar seus métodos de estudo. Por isso que o país está do jeito qu está... mas enfim, adorei o texto! Sem dúvida é bem útil para aqueles que assim como eu, estão começando a criar a rotina de estudos para se tornar uma pessoa melhor. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, sugestão, críticas e conte sua história.
Obrigado pelo comentário! Estude!